Quando falamos de geração Z no mercado de trabalho, fica praticamente impossível o uso de práticas tradicionais, no qual o uso de tecnologia não era ainda muito frequente.
Antes de tudo, deve-se saber que estas pessoas já nasceram em uma época em que a tecnologia já predominava.
A chegada da geração Z no mercado de trabalho requer adaptação, não apenas do local de trabalho, mas também dos gestores que precisam utilizar de meios não convencionais para usar toda a potencialidade dessa geração.
O que significa Geração Z?
Geração Z é a definição sociológica para a geração de pessoas nascidas, em média, entre a segunda metade dos anos 1990 até o início do ano 2010.
Trata-se da geração nativa digital, onde a conexão faz parte do seu dia a dia.
Além de sua grande tolerância social para o que antes a sociedade declarava como “diferente”, a geração Z se preocupa com o coletivo, e não apenas com o que diz respeito a si mesma.
Além disso, é uma geração altamente influenciada por seus propósitos e experiências de vida, fatores que são importantes em suas carreiras.
Como atrair a geração Z no mercado de trabalho?
Essa geração, assim como todas as outras, busca no mercado de trabalho formas de suprir suas necessidades básicas.
Entretanto, estes quesitos, como há de se imaginar, não são os mesmos das gerações anteriores.
Algumas características da Geração Z:
- Interação em vários equipamentos tecnológicos ao mesmo tempo.
- Prezam pela liberdade geográfica.
- Rápida absorção de informações.
- Fácil adaptabilidade.
- Alta tolerância social.
- Dificuldade com a aceitação de rótulos.
- Valorização da autonomia.
- Fortemente orientada por propósitos.
Entendemos, com essas características, que para atrair a geração Z no mercado de trabalho, é preciso que as empresas construam um ambiente que seja fiel aos valores que tenta compartilhar.
Algumas características que vão ajudar sua empresa a atrair a geração z
Atrair e reter talentos nem sempre é uma tarefa fácil. É preciso usar de mecanismos e ferramentas que possam auxiliar na busca e tomada de decisão. Com a geração Z não seria diferente.
Portanto, se você deseja trabalhar com este público, algumas ações devem ser observadas.
Reveja o nível de experiência para a posição
A geração Z no mercado de trabalho está ainda se inserindo em sua atuação profissional. Todavia, grandes empresas perdem a oportunidade de ter a colaboração de verdadeiros talentos pelo fato do mesmo não ter ainda 5 anos de experiência em uma determinada área, por exemplo.
Eles se adaptam rapidamente às necessidades de uma posição e possuem um pensamento altamente inovador, sendo assim, essa flexibilização poderá ajudar a atrair mais pessoas da geração Z para seu hall de colaboradores.
Dê espaço para a flexibilidade
A geração Z preza pela sua flexibilidade e liberdade ao escolher um emprego.
Em janeiro de 2022 o LinkedIn fez uma pesquisa e constatou que a geração Z (que corresponde 18,5% dos brasileiros, aproximadamente 19,1 milhões) é a geração com maior probabilidade de desistir de um emprego por conta da falta de flexibilidade nas políticas de trabalho.
Tenha um ambiente de trabalho motivado
A geração Z deseja trabalhar em um ambiente motivado, que seja propício para colocarem para fora toda a sua criatividade e inovação.
Logo, o padrão tradicional de hierarquia com superiores rígidos não é nada atrativo para essa geração.
Buscam por ambientes menos formais, onde possam compartilhar de seus valores sem julgamentos e onde a diversidade é clara.
Invista em causas sociais
Essa geração não está preocupada apenas com a sua realização pessoal, também se preocupa em fazer do mundo um lugar melhor para todos.
Uma empresa ativa socialmente terá muito mais facilidade em conectar-se com as pessoas desta geração.
Como reter a geração Z no mercado de trabalho?
Primeiramente, seu desejo é trabalhar para uma gestão mais humanizada, e um ambiente de trabalho mais diverso.
Além disso, é preciso:
- Valorizar seus pensamentos e reflexões.
- Dar liberdade para se expressarem.
- Possibilitar um crescimento profissional rápido.
- Incentivar a discussão positiva sobre assuntos atuais.
- Abrindo espaço para a prática de tarefas diferentes no ambiente da empresa.
- Fortalecer a presença digital e social da empresa.
- Ter gestão e processos focados em pessoas.
Dentre outras, esses são alguns pontos que você pode seguir para manter seus colaboradores da geração Z engajados com o propósito da sua empresa.
Os desafios da geração Z no mercado de trabalho
O foco dessa geração é fazer o que gosta, contribuir para uma missão maior, fazer do mundo um lugar melhor, e, tudo isso, sem perder sua autonomia e flexibilidade.
Por conta disso, nem sempre essa geração consegue se conectar com as empresas que ainda trabalham no modelo tradicional de negócios.
Outro grande desafio desta geração está na comunicação.
Uma pesquisa mencionada no portal R7, identificou que apesar de a geração Z ser conhecida pela pressa e o imediatismo, ela é a mais lenta na hora de se comunicar.
Isso decorre da adaptação da linguagem inclusiva em seu vocabulário, tornando-se um desafio em um ambiente menos diverso ou mais tradicional.
Considerações finais sobre Geração z no mercado de trabalho
Falar sobre a geração Z no mercado de trabalho é ressaltar a importância da valorização do diferente, do pensamento coletivo, e da flexibilidade como valor inegociável em uma organização, o que muitas vezes pode requerer uma transformação cultural.
Em contrapartida, as empresas só tendem a ganhar em inovação, diversidade e melhoria nos processos, mantendo ou aumentando sua competitividade no mercado.
Para que tudo isso seja possível, esteja atento ao que esses colaboradores querem dizer, essa geração é muito aberta a feedbacks, por isso a necessidade de abertura para se comunicarem abertamente, especialmente com seus superiores.
Dessa forma, permite-se construir um ambiente eficiente, com vantagens para ambas as partes.