Como melhorar o clima organizacional na sua empresa

Muitos gestores têm procurado formas de melhorar o clima organizacional em suas empresas. 

Porém, ao contrário do que muitos pensam, apenas trabalhar para criar um clima organizacional agradável, não é o bastante. 

É Preciso investir na definição e aperfeiçoamento da cultura organizacional, para que essa sirva como base para desenvolver um clima cada vez mais motivado.


Primeiramente, entenderemos o que significa cada tópico.

O que é cultura organizacional

A cultura organizacional é o conjunto de crenças, valores, hábitos e princípios adotados por uma organização.

Ela se reflete no comportamento da companhia no mercado e, também, em seus processos internos.

A cultura organizacional é o que constrói a identidade da empresa e orienta como gestores e colaboradores compartilham seus processos.

Por que a cultura organizacional é tão importante?

A cultura advém da visão que os fundadores da empresa tinham lá no início, o que os motivou e o que regeu seus valores. E, geralmente, é o que torna a empresa especial, diferenciando-a no mercado. 

Além disso, a cultura é responsável por impactar os resultados do negócio, visto que tem influência direta nas pessoas envolvidas, norteando-as nos relacionamentos interpessoais e nos processos.

Na prática, a cultura oferece a orientação para agregar novas pessoas e negócios, igualmente, consegue direcionar a percepção e o modus operandi de acordo com suas diretrizes.

Para melhorar o clima organizacional, é preciso entendê-lo.

Entendendo o clima organizacional
É preciso entender o clima organizacional para melhorá-lo.

O clima organizacional é a percepção coletiva que os colaboradores têm da empresa.

Tem relação com o que as pessoas veem, sentem e pensam sobre a organização em que trabalham. E isto reflete diretamente na forma como lidam com os clientes e uns com os outros.

Enquanto a cultura organizacional está profundamente ligada à essência da empresa, o clima organizacional é mais flexível, e pode sofrer alterações de acordo com novas percepções, experiências e com o espírito do tempo. Porém, advém do que é implementado na cultura.

Uma cultura forte e consolidada é o caminho para melhorar o clima organizacional.

Quando a cultura organizacional é forte e bem consolidada, tem capacidade suficiente para embasar um clima sustentável.

Um clima ruim ocasiona diversos problemas entre as pessoas que compõem o time, e, consequentemente, em suas tarefas de rotina. Além de vários outros transtornos, como:

  • aumento da rotatividade de colaboradores;
  • crescimento da taxa de absenteísmo;
  • desmotivação e insatisfação geral;
  • agravamento da comunicação, prejudicando o relacionamento entre gestores e colaboradores;
  • baixa retenção de talentos;
  • declínio da produtividade.

Todos esses transtornos acentuam o impacto negativo nos resultados de performance, e financeiros, do negócio.

Como identificar um clima organizacional ruim?

Mesmo que a percepção dos gestores e administradores da empresa seja de que o ambiente da empresa é benéfico, é interessante conhecer a percepção dos colaboradores.

Poderá haver a possibilidade de que as estratégias utilizadas para melhorar o clima organizacional da empresa, não estejam sendo eficazes, resultando em uma percepção diferente entre os colaboradores.

Além da comunicação, feedback e observação, uma maneira eficiente de conhecer esses resultados é fazendo uma pesquisa de clima organizacional.

Pesquisa de clima: uma ferramenta poderosa na mudança do ambiente de trabalho

A pesquisa de clima organizacional permite avaliar a atmosfera do ambiente de trabalho, e como as pessoas inseridas estão se comportando.

Seu objetivo é fazer uma verificação de como anda o clima organizacional e o que estaria impactando negativamente, fornecendo dados para criação e estratégias de melhoria.

A pesquisa permite identificar o nível de insatisfação de cada, principais motivos de demissões e atritos, e, também, saber quais são os pontos positivos que existem.

Vantagens do monitoramento do clima organizacional

Uma das maiores vantagens de monitorar o clima da empresa é se antever aos obstáculos, e responder rapidamente aos desafios.

Ademais, demonstra uma preocupação, por parte da organização, em relação ao bem-estar de seu time.

O clima organizacional e sua relação com o bem estar do colaborador

Líderes

Pode parecer clichê, mas o clima organizacional está diretamente relacionado ao bem-estar do colaborador.

E quando falamos em bem-estar do colaborador, estamos englobando tanto seu estado físico, quanto psicológico, visto que um tem influência no outro.

Um ambiente que não está saudável, causa desconforto nas pessoas que o compõem, adoecendo a comunicação, relacionamentos e até mesmo o psicológico dos envolvidos.

Ao contrário, um clima motivador proporciona aos indivíduos uma maior satisfação no trabalho, característica imprescindível para a alta produtividade e performance.

Outras questões são evitadas quando se investe na construção de um clima favorável:

  • as pessoas envolvidas têm maior engajamento, propiciando o aprendizado mútuo e contínuo;
  • cria-se um maior espaço para a criatividade e inovação, pois o time constrói relacionamentos saudáveis;
  • há diminuição nos conflitos internos, e no retrabalho referente aos processos;
  • há fortalecimento e clareza na comunicação interna;
  • preserva a saúde física e mental de colaboradores e gestores.

As melhores práticas para melhorar o clima organizacional

Primeiramente, para ter uma ideia de quais práticas adotar para melhorar o clima organizacional, é preciso saber em qual nível ele se encontra.

Não adianta ir aplicando ações que acreditamos que ajudar, ou mesmo, replicar estratégias de outras empresas, visto que cada organização tem sua particularidade.

Portanto, após se utilizar de ferramentas para realizar pesquisas sobre o clima, pode-se saber exatamente onde agir.

Igualmente, é bom lembrar-se de algumas estratégias mais comuns.

1 – Comunicação

Trabalhar a comunicação é essencial, tanto no processo de pesquisa, como na aplicação da estratégia.

 É preciso incentivar o feedback, retirando todo tipo de barreira ao diálogo, e juntamente, abrir espaços para “fala”, onde cada um pode expor seus sentimentos sem ter medo de julgamentos.

A comunicação deve ser clara e objetiva, sem espaço para interpretações ambíguas, ademais, é importante que todos conheçam bem a cultura da empresa, para que as implementações façam sentido para eles.

2 – Experiência do colaborador

Geralmente, experiências que um colaborador vive dentro de uma organização não é fácil de ser esquecido, sejam boas ou ruins. Isso por a experiência ser o fator que torna a percepção palpável.

Também tem relação com oferecer uma vivência ao colaborador, durante seu tempo na empresa, que seja condizente à cultura e que faça sentido para ele.

As experiências podem ir de incentivar uma maior autonomia, até relacionar tarefas que combinem mais com o perfil do indivíduo.

3 – Investimento no bem estar individual e do time

O bem-estar envolve tanto o físico, como investir na ergonomia, flexibilização de horários e local de trabalho; quanto emocional, sentimento de pertencimento, benefícios médicos e construção de relacionamentos.

Acredite, detalhes fazem grande diferença para certos colaboradores.

Conclusão

As pessoas que fazem parte de uma organização, sejam gestores ou colaboradores, são seu bem mais valioso. Sendo necessário o investimento em seu bem-estar individual e como um time.

Para isso é preciso construir um ambiente organizacional sustentável e favorável ao desenvolvimento contínuo, rumo aos resultados.

Existem diversas práticas que podem melhorar o clima organizacional de uma empresa, porém é preciso que haja uma cultura forte para servir de base às políticas e estratégias.

Essa cultura também fornecerá uma base para o negócio, portanto, é imprescindível investir em seu desenvolvimento, ou em sua transformação.

Se você precisa de um processo de transformação cultural em sua empresa, a On trabalha com base em uma ferramenta digital e inovadora. 

Realizamos o diagnóstico da cultura instalada, ajudamos o cliente a desenhar a cultura esperada conforme o planejamento estratégico, executamos a metodologia para gerar a transformação cultural, acompanhamos os resultados obtidos, apoiando a empresa em todo o processo.

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